Mergulhando no impacto da inclusão social em Jogos Digitais
Mergulhando no impacto da inclusão social em Jogos Digitais
Olá, todos e a todas, muito obrigado por estarem aqui! Hoje, nosso foco é a inclusão social de pessoas com deficiência nos jogos digitais, tema bem contemporâneo. Este conteúdo é inspirado no trabalho de Fernando, nosso primeiro convidado do Podcast. No final deste post, você encontra o link para o documento completo, repleto de insights profundos.
Acessibilidade: um direito essencial na tecnologia
A acessibilidade não é opcional; é um direito fundamental. Estamos diante do desafio de criar produtos acessíveis a todas as pessoas, o que exige ir além do visual. Precisamos de soluções que incluam recursos auditivos, táteis e gestuais. O documento de Fernando aborda a necessidade de uma abordagem inclusiva e holística na criação de jogos digitais.
O Poder dos dispositivos móveis na inclusão: dispositivos móveis, como smartphones e tablets, transcendem o status de simples gadgets. Eles se tornaram chaves para a inclusão digital de pessoas com deficiência visual. Com funcionalidades cada vez mais inclusivas, ele promove autonomia e liberdade - principalmente para as crianças e idosos com deficiência, mas quem não gosta de um joguinho? .
Acessibilidade como pilar da inclusão social: A tecnologia precisa ser acessível e utilizável por todos, uma necessidade destacada no trabalho de Fernando. É muito importante desenvolver produtos com uma abordagem inclusiva, contemplando recursos auditivos e táteis.
A profundidade da imersão nos jogos digitais
Os jogos digitais podem e devem ser adaptados para pessoas com deficiência visual. O desafio é criar experiências imersivas que não dependam exclusivamente do visual. A solução? Focar em elementos sonoros imersivos e adaptações sensoriais.
Áudio: o elemento-chave da imersão: Para jogadores com deficiência visual, o áudio é fundamental. Ele não é um mero complemento, mas um guia essencial que proporciona uma imersão profunda no universo dos jogos.
Personalização em jogos acessíveis: O estudo destaca a importância de personalizar jogos com opções para ajustar cores e tamanhos de elementos visuais, essenciais para pessoas com daltonismo ou baixa visão, garantindo que todos os jogadores tenham uma experiência acessível e prazerosa.
Abaixo, reproduzi um dos pontos importantes abordados no artigo, os requisitos de interação emacessibilidade em mobile games parapessoas com deficiência visual, esses requisitos estão dividos em 3 categorias: visual, motora e sonora.
Requisitos de interação em acessibilidade em mobile games parapessoas com deficiência visual
Interação visual - Nenhum elemento chave do jogo deve ser identificado com as cores vermelha ou verde
- As cores presentes no jogo são apresentadas em tons de alto
- contraste e com opções para daltônicos"
- No jogo, a cor, o tamanho e o tipo da fonte podem ser modificados
- Todos os sinais visuais do jogo são acompanhados por sinais sonoros
- Componentes de interação devem se manter na tela independente da funcionalidade que estiver em uso
- As legendas do jogo são fáceis de ler
- As legendas do jogo são em caixa alta
- Os menus dos jogos devem ser fáceis de ver, ler e usar
- Os textos devem seguir o mesmo padrão
Interação de mobilidade- O jogo deve possibilitar sensibilidade no dispositivo
- O jogo não deve requisitar de nenhuma precisão necessária
- A aplicação deve manter a tela ativa por tempo ilimitado, quando o leitor de tela estiver ativo
- O teclado utilizado pela aplicação deve ser compatível com o contexto do campo
- O jogo deve permitir opção de mover elementos da interface do usuário
- O jogo não deve exigir nenhum evento de tempo rápido obrigatório
- O jogo deve estabelecer que o tempo de movimento ou pressionar o botão/tecla não seja importante
- O jogo deve conter opções de níveis de dificuldade
- O sistema deve conter ajudas do jogo sempre presentes
- A aplicação deve oferecer recursos que reduzam o esforço do usuário
Interação sonora- Sons ambientes devem estar presentes nos jogos
- O jogo dever apresentar confirmação de saída de som necessária
- Todos os sinais sonoros do jogo são acompanhados por sinais visuais
- O sistema deve conter assistências do jogo
- O jogo deve fornecer áudio descrição das legendas
- O jogo deve ter a capacidade de produzir opções de sons alternativos
- O jogo deve fornecer sistema de som 3D para localização espacial
- O jogo deve fornecer direcionamento através de sons
- O jogo deve possibilitar sensibilidade no dispositivo
- O jogo não deve requisitar de nenhuma precisão necessária
- A aplicação deve manter a tela ativa por tempo ilimitado, quando o leitor de tela estiver ativo
- O teclado utilizado pela aplicação deve ser compatível com o contexto do campo
- O jogo deve permitir opção de mover elementos da interface do usuário
- O jogo não deve exigir nenhum evento de tempo rápido obrigatório
- O jogo deve estabelecer que o tempo de movimento ou pressionar o botão/tecla não seja importante
- O jogo deve conter opções de níveis de dificuldade
- O sistema deve conter ajudas do jogo sempre presentes
- A aplicação deve oferecer recursos que reduzam o esforço do usuário
Interação sonora- Sons ambientes devem estar presentes nos jogos
- O jogo dever apresentar confirmação de saída de som necessária
- Todos os sinais sonoros do jogo são acompanhados por sinais visuais
- O sistema deve conter assistências do jogo
- O jogo deve fornecer áudio descrição das legendas
- O jogo deve ter a capacidade de produzir opções de sons alternativos
- O jogo deve fornecer sistema de som 3D para localização espacial
- O jogo deve fornecer direcionamento através de sons
O artigo foi publicado em 2018, embora seja antigo, pode-se tomar como ponto de partida. Hoje existe iniciativas importantes, como:
Game accessibility guidelines: referência para o design de jogos inclusivos, o guia apoia a indústria desde 2012, por meio de orientações premiadas e exemplos de como atender jogadores com deficiências.
Accessible Player Experiences (APX) - Accessible Games: tem o objetivo é ir além dos recursos básicos de acessibilidade, garantindo que jogadores com diferentes habilidades possam participar plenamente das experiências do jogo.
Futuro inclusivo
Como defensores da acessibilidade e da tecnologia, devemos assegurar que o avanço tecnológico seja inclusivo. O trabalho de Fernando nos mostra como a acessibilidade é crucial para a inclusão digital, especialmente no mundo dos jogos digitais.
Convite à ação: explore mais!
Este post é apenas o início. Encorajo você a explorar o trabalho de Fernando para aprofundar seu entendimento. Além de ler, não deixe de ouvir o primeiro episódio do nosso podcast, onde Fernando traz uma série de insights valiosos.
Acesse o trabalho: Requisitos de interação para promoção de acessibilidade em mobile games para pessoas com deficiência visual
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