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Foco Acessível Do lado esquerdo dois círculos um maior e outro menor, estão centralizados um dentro do outro. O maior é tracejado e não é preenchido com cor e o menor é preenchido com cor. Ao lado das formas, o texto 'Foco Acessível'. A logo está apresentada na cor verde escuro.
Homem de camisa amarela, sentado, segurando um celular com as duas mãos. No ambiente: na sua frente uma mesa, acima dela uma caneca esverdeada e um livro fechado, ao seu lado uma cadeira vazia. Ao fundo uma bancada com uma pia e fogão, alguns vasos de plantas e potes com temperos em cima de uma prateleira.

Mergulhando no impacto da inclusão social em Jogos Digitais

Foto de homem de pele branca, cabelos e barba curta e preta, usa óculos, sorri, veste camisa vermelha
Escrito por
Wagner Beethoven

Mergulhando no impacto da inclusão social em Jogos Digitais

Olá, todos e a todas, muito obrigado por estarem aqui! Hoje, nosso foco é a inclusão social de pessoas com deficiência nos jogos digitais, tema bem contemporâneo. Este conteúdo é inspirado no trabalho de Fernando, nosso primeiro convidado do Podcast. No final deste post, você encontra o link para o documento completo, repleto de insights profundos.

Acessibilidade: um direito essencial na tecnologia

A acessibilidade não é opcional; é um direito fundamental. Estamos diante do desafio de criar produtos acessíveis a todas as pessoas, o que exige ir além do visual. Precisamos de soluções que incluam recursos auditivos, táteis e gestuais. O documento de Fernando aborda a necessidade de uma abordagem inclusiva e holística na criação de jogos digitais.

O Poder dos dispositivos móveis na inclusão: dispositivos móveis, como smartphones e tablets, transcendem o status de simples gadgets. Eles se tornaram chaves para a inclusão digital de pessoas com deficiência visual. Com funcionalidades cada vez mais inclusivas, ele promove autonomia e liberdade - principalmente para as crianças e idosos com deficiência, mas quem não gosta de um joguinho? .

Acessibilidade como pilar da inclusão social: A tecnologia precisa ser acessível e utilizável por todos, uma necessidade destacada no trabalho de Fernando. É muito importante desenvolver produtos com uma abordagem inclusiva, contemplando recursos auditivos e táteis.

A profundidade da imersão nos jogos digitais

Os jogos digitais podem e devem ser adaptados para pessoas com deficiência visual. O desafio é criar experiências imersivas que não dependam exclusivamente do visual. A solução? Focar em elementos sonoros imersivos e adaptações sensoriais.

Áudio: o elemento-chave da imersão: Para jogadores com deficiência visual, o áudio é fundamental. Ele não é um mero complemento, mas um guia essencial que proporciona uma imersão profunda no universo dos jogos.

Personalização em jogos acessíveis: O estudo destaca a importância de personalizar jogos com opções para ajustar cores e tamanhos de elementos visuais, essenciais para pessoas com daltonismo ou baixa visão, garantindo que todos os jogadores tenham uma experiência acessível e prazerosa.

Abaixo, reproduzi um dos pontos importantes abordados no artigo, os requisitos de interação emacessibilidade em mobile games parapessoas com deficiência visual, esses requisitos estão dividos em 3 categorias: visual, motora e sonora.

Requisitos de interação em acessibilidade em mobile games parapessoas com deficiência visual

Interação visual 
  1. Nenhum elemento chave do jogo deve ser identificado com as cores vermelha ou verde
  2. As cores presentes no jogo são apresentadas em tons de alto
  3. contraste e com opções para daltônicos"
  4. No jogo, a cor, o tamanho e o tipo da fonte podem ser modificados
  5. Todos os sinais visuais do jogo são acompanhados por sinais sonoros
  6. Componentes de interação devem se manter na tela independente da funcionalidade que estiver em uso
  7. As legendas do jogo são fáceis de ler
  8. As legendas do jogo são em caixa alta
  9. Os menus dos jogos devem ser fáceis de ver, ler e usar
  10. Os textos devem seguir o mesmo padrão
Interação de mobilidade
  1. O jogo deve possibilitar sensibilidade no dispositivo
  2. O jogo não deve requisitar de nenhuma precisão necessária
  3. A aplicação deve manter a tela ativa por tempo ilimitado, quando o leitor de tela estiver ativo
  4. O teclado utilizado pela aplicação deve ser compatível com o contexto do campo
  5. O jogo deve permitir opção de mover elementos da interface do usuário
  6. O jogo não deve exigir nenhum evento de tempo rápido obrigatório
  7. O jogo deve estabelecer que o tempo de movimento ou pressionar o botão/tecla não seja importante
  8. O jogo deve conter opções de níveis de dificuldade
  9. O sistema deve conter ajudas do jogo sempre presentes
  10. A aplicação deve oferecer recursos que reduzam o esforço do usuário
Interação sonora
  1. Sons ambientes devem estar presentes nos jogos
  2. O jogo dever apresentar confirmação de saída de som necessária
  3. Todos os sinais sonoros do jogo são acompanhados por sinais visuais
  4. O sistema deve conter assistências do jogo
  5. O jogo deve fornecer áudio descrição das legendas
  6. O jogo deve ter a capacidade de produzir opções de sons alternativos
  7. O jogo deve fornecer sistema de som 3D para localização espacial
  8. O jogo deve fornecer direcionamento através de sons

O artigo foi publicado em 2018, embora seja antigo, pode-se tomar como ponto de partida. Hoje existe iniciativas importantes, como:

Game accessibility guidelines: referência para o design de jogos inclusivos, o guia apoia a indústria desde 2012, por meio de orientações premiadas e exemplos de como atender jogadores com deficiências.

Accessible Player Experiences (APX) - Accessible Games: tem o objetivo é ir além dos recursos básicos de acessibilidade, garantindo que jogadores com diferentes habilidades possam participar plenamente das experiências do jogo.

Futuro inclusivo

Como defensores da acessibilidade e da tecnologia, devemos assegurar que o avanço tecnológico seja inclusivo. O trabalho de Fernando nos mostra como a acessibilidade é crucial para a inclusão digital, especialmente no mundo dos jogos digitais.

Convite à ação: explore mais!

Este post é apenas o início. Encorajo você a explorar o trabalho de Fernando para aprofundar seu entendimento. Além de ler, não deixe de ouvir o primeiro episódio do nosso podcast, onde Fernando traz uma série de insights valiosos.

Acesse o trabalho: Requisitos de interação para promoção de acessibilidade em mobile games para pessoas com deficiência visual

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À frente, um homem branco de cabelos e olhos pretos, com barba e camisa estampada. Ao fundo, uma parede branca

EPISÓDIO #1

26:30

Design, acessibilidade e conscientização da inclusão

Neste episódio, falamos da produção acadêmica em design, projeto para inclusão de back-end exclusivo para PCDs e recomendações para adesão de um cenário mais inclusivo dentro das empresas.

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