Ir para o conteúdo Acessar o menu principal do site
Mulher negra com cabelo crespos e curtos ruivos, casaco pret e argolhas douradas nas duas orelhas. Ela exibe um sorriso largo, segura uma bengala e um óculos da Envision
Envision (Foto: Divulgação/ Sadja Frogh)

Tecendo a rede da inclusão

Foto de homem de pele branca, cabelos e barba curta e preta, usa óculos, sorri, veste camisa vermelha
Escrito por
Wagner Beethoven

Imagine um mundo onde as barreiras são derrubadas e a independência está ao alcance de todos. Esse é o poder transformador das tecnologias assistivas, essenciais para proporcionar autonomia e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência.

O que são tecnologias assistivas?

Tecnologias assistivas são dispositivos, técnicas e processos que oferecem assistência e reabilitação, permitindo que pessoas com deficiência executem tarefas que anteriormente eram desafiadoras ou impossíveis. Essas tecnologias promovem a independência e a inclusão, abrindo novos caminhos para a interação com o mundo.

Uma janela para o mundo da independência

Alexa: a assistente virtual que transforma lares

Hoje é muito comum nós encontramos, na casa das pessoas o equipamento com Alexa. A assistente virtual da Amazon, é um exemplo notável de tecnologia assistiva no cotidiano. Integrada a diversos dispositivos da linha Echo, a Alexa permite o controle de um ecossistema residencial inteligente, fazendo com que a pessoa com deficiência controle a casa através do dispositivo.

O Rafael Carpi fez no Jornalista Inclusivo uma matéria muito bacana sobre os recursos acessíveis da Alexa e a própria Amazon disponibilizou uma página com situações reais de uso da assistente por pessoas com deficiência e o uso para cada tipo de deficiência.

Abaixo você pode conferir alguns vídeos de aplicações práticas.

Assistentes virtuais além da Alexa: Siri e Google Assistant na acessibilidade

Além da Alexa, outros assistentes virtuais como Siri (Apple) e Google Assistant (Google) desempenham um papel crucial na acessibilidade. Eles oferecem funcionalidades de controle por voz integradas a dispositivos móveis, facilitando o acesso a informações e a interação com a tecnologia.

O site Discover Sight tem uma lista de 83 aplicativos para pessoas com deficiência visual, vale a pena conferir, instalar e testar e se você é uma pessoa que enxerga, garanto que você usa muito aplicativo e certamente não parou para pensar no viés acessível desses aplicativos.

Inovações que mudam vidas: Envision e Seeing AI

Como exemplos de tecnologias estão à frente da inovação em acessibilidade, transformando a experiência de pessoas com deficiência visual, temos o Envision e o Seeing AI.

O Envision tem a missão de capacitar pessoas cegar ou com baixa visão a acessarem informações visuais cotidianas, não é apenas um leitor de textos; é um guia visual que interpreta rostos, objetos e cenas, transformando imagens em palavras e criando uma ponte para o entendimento do mundo.

Os óculos têm uma câmera integrada com a lente e alto-falantes, esse conjunto de equipamentos fazem a interpretação do ambiente.

Já o Seeing AI da Microsoft leva essa transformação convertendo o visual em auditivo e tátil, facilitando a compreensão de documentos, identificação de produtos e descrição de ambientes.

Essas ferramentas são vitais para navegar no mundo com confiança e independência, oferecendo uma nova perspectiva e autonomia para seus usuários.

Expandindo horizontes: aplicativos Android para acessibilidade visual

No ecossistema Android, a tecnologia assistiva se expande com uma variedade de serviços e aplicativos.

Aplicativos como Be My Eyes conectam pessoas com deficiências visuais a voluntários, facilitando tarefas cotidianas através de chamadas de vídeo, o Lookout da Google tem o objetivo de fazer isso sem ajuda de outras pessoas. Hand Talk, empresa brasileira que oferece uma ponte de comunicação para pessoas surdas, traduzindo texto e voz para Libras.

Um futuro mais inclusivo: o avanço da tecnologia assistiva

Essas tecnologias ilustram um ecossistema crescente focado na inclusão e na acessibilidade, demonstram o compromisso contínuo com o desenvolvimento de ferramentas que não apenas facilitam o cotidiano de pessoas com deficiências, mas também promovem sua participação plena e ativa na sociedade.

Com a evolução constante da tecnologia assistiva, estamos caminhando para um futuro em que a inclusão é intrínseca ao design, permitindo que todos desfrutem de uma vida mais conectada e enriquecedora. O trabalho de organizações e empresas como essas citadas no texto, esses agentes da transformação estão moldando um mundo onde as barreiras são diminuídas, e as possibilidades, ampliadas para todas as pessoas.

Este espaço que você está lendo tenta não ser uma ponte, mas uma janela para um mundo mais inclusivo, compartilhando informação e experiências das pessoas por trás de projetos acessíveis e inovadores, celebremos a tecnologia que empodera e inclui, trazendo luz a um futuro para que todas as pessoas tenham oportunidades de perceber e participar plenamente da beleza do nosso mundo!

  • Texto publicado em:

Obrigado por acompanhar até aqui! Inscreva-se em nossa newsletter (mandamos no máximos dois e-mails por mês 🥰), siga-nos nas redes sociais () e nos principais serviços de streaming, até a próxima e lembre-se: acessibilidade é um assunto que cedo ou tarde vai impactar a sua vida!

À direita da fotografia, em pé, o Professor Francisco segura com a mão direita um bloquinho de resina, dentro do qual está preservado um besouro. À esquerda, parcialmente oculto pelo corpo do professor, há um banner apresentando a fotografia colorida da abelha europeia, Apis mellifera. Acima do bolso esquerdo da camisa do professor, há um bottom do SnapSects.

EPISÓDIO #2

01:53:49

Audiodescrição e tecnologia a favor da acessibilidade e da inclusão

No segundo episódio, falamos da sobre como é a vida de uma pessoa com deficiência e como ela pode ser favorecida com a tecnologia e com a inteligencia artificial, além de diversas iniciativas de cunho acadêmico e tecnológico.

Links do site